Siga esses 4 passos simples para marcar uma consulta em nossa plataforma

Digite seu endereço no banner ao lado

Digite seu endereço ou bairro no banner fixo ao lado

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Agende sua consulta em um clique

Agende sua consulta em um clique hoje mesmo com o Consulta Ideal

Encontre o dentista mais perto de você agora mesmo!

Não sei meu cep

Assim que digitar seu CEP, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Confira os benefícios de marcar uma consulta em nossa plataforma

Agendamento mais rápido

Agendamentos mais rápidos sem complicação

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Facilidade e rapidez no atendimento

Facilidade e rapidez no atendimento

ENCONTRAR CLÍNICAS
clínica dental
clínica dental

clínica dental

Como lidar com o medo de clínica dental?

Segundo pesquisa feita pela Associação Americana de Odontologia, 3 entre 10 adultos possem medo de clínica dental. Entre esses adultos, existem diferentes tipos de medo. Há medos de, até mesmo, pensar em se consultar com um dentista - casos de fobia de dentista - e outros medos que, com um pouco de esforço, conseguem ser combatidos caso tenham a companhia de um acompanhante no momento da consulta, por exemplo.

Porém, a pesquisa diz que quanto maior for o medo, mais precária é a saúde bucal da pessoa. Isso é um fator extremamente negativo, pois as chances de ter cáries, doenças periodontais e canal nos dentes é alta. Caso essas doenças não sejam tratadas com regularidade, ou ao menos a partir do momento que os sintomas começam a aparecer, elas podem causar a perda dentária, e até mesmo evoluir para outras partes do corpo, tornando o problema ainda mais sério.

Mas isso pode te prejudicar

Pacientes que possuem fobia de clínica dental costumam evitar em níveis extremos o encontro com o dentista e, consequentemente, não fazendo consultas regulares. Isso acaba piorando o estado geral dos dentes e da gengiva, podendo causar um constrangimento sobre o estado em que a sua boca se encontra. Esse fato afeta diretamente na autoestima da pessoa, que acaba não se sentindo confortável de sorrir na frente de outras pessoas, a deixando cada vez mais reclusa e tímida.

Mas, é preciso analisar que a odontologia está evoluindo e avançando cada vez mais. Pessoas que evitam a clínica dental por medo de sentirem dor, hoje em dia, não precisam mais evitá-la ao máximo. Vários procedimentos e tratamentos que eram considerados dolorosos no passado passaram por uma repaginação, deixando de lado qualquer desconforto e dor, e dando espaço para um tratamento mais seguro e confortável, focando totalmente no bem-estar do paciente. As consultas na clínica dental estão se esforçando para se tornarem muito mais agradáveis do que eram antes.

Mesmo com o avanço odontológico, é preciso analisar os motivos causadores desses medos, ou fobia, tão extremos. Um dos principais motivos que fazem as pessoas evitarem tanto a clínica dental é o medo de agulha. Ele encabeça o topo da lista de medos mais comuns. Mas a boa notícia é que a anestesia local não necessita de agulha para ser aplicada. Nesse caso, um aparelho faz a injeção do anestésico por pressão, sem a necessidade de usar a tão temida agulha.

Outro grande motivo causador é o medo do barulho do motor. Só de ouvir de longe o barulho do motor dos aparelhos odontológicos é motivo de pânico para algumas pessoas. Porém, ultimamente, o avanço tecnológico já oferece soluções para esse tipo de problema. Os motores elétricos mais modernos estão focando cada vez mais em serem menos barulhentos, com o intuito de deixar a experiência dos pacientes em clínica dental mais confortável.

Há também o medo de moldagem. Ela é uma das grandes causadoras de náuseas na clínica dental, deixando os pacientes amedrontados de, possivelmente, acabarem vomitando ao terem que fazer essas moldagens. Para consertar esse problema foi-se desenvolvido scanners intraorais que conseguem captar a imagem dos dentes dos pacientes, gerando um modelo digital. Com o surgimento disso, o processo fica mais ágil, moderno e confortável.

E, para finalizar, existe o medo do sorriso não ficar como deseja, em casos de tratamentos estéticos. Hoje em dia a clínica dental permite com que o paciente consiga ver como o seu sorriso irá ficar antes mesmo de iniciar o tratamento. Para os tratamentos ortodônticos, de próteses e lentes de contato, por exemplo, é possível fazer uma prévia digital para que o paciente tenha a chance de aprovar o tratamento antes que o inicie.

Como visto, existem diversas possibilidades para que o medo de clínica dental seja controlado. Mas, para quem não deseja vivenciar nenhum tipo de imprevisto fazendo os tratamentos dentários, é possível fazê-los completamente sedados. O médico anestesista permite com que seja aplicada uma anestesia geral no paciente para que ele passe o período inteiro de procedimento completamente desacordado.

Tratamentos feitos em clínica dental

CLAREAMENTO DENTAL

O clareamento dental é o tratamento estético mais procurado na clínica dental. Eles são os responsáveis por reconquistar a aparência branca e limpa dos dentes, que é o desejo de muitas pessoas. Essa técnica utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida devido ao inevitável desgaste do esmalte dentário em decorrência de diversos fatores, ou promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos.

Essa técnica recupera a cor original do esmalte dentário, mas não consegue conquistar dentes 100% brancos. Esse é um ponto do clareamento dental que precisa ser ressaltado, pois muitos pacientes entram na clínica dental achando que os dentes ficarão com o tom máximo de branco após o fim do tratamento. E não é bem por aí. O clareamento consegue conquistar de 2 à 3 tons de branco abaixo do que estava antes. Por esse motivo, a expectativa do paciente precisa estar de acordo com a realidade.

O gel clareador usado nesse tipo de tratamento possui uma formulação ácida que pode ser feita tanto de peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas. Esse gel entrará em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. A partir disso, o oxigênio quebra as partículas de pigmento que fazem com que os dentes se tornem amarelados.

Existem duas principais formas de clarear os dentes. A forma caseira é a principal delas. O dentista irá fornecer uma moldeira com a aplicação de gel clareador feita sob medida para o paciente, que deverá ser usada diariamente durante um curto período de tempo sob orientação do dentista. Feito isso, após o término de uma semana, o paciente retorna à clínica dental para avaliação e novas instruções. Essa técnica de clareamento tende a durar de 2 à 3 sessões, sendo um procedimento um pouco mais demorado e que exige paciência.

Já a segunda forma funciona um pouco diferente. Ela é feita inteiramente em clínica dental, e consiste na utilização de laser para potencializar a ação do gel clareador. O dentista irá aplicar o gel diretamente nos dentes, com proteção nas gengivas, e usará o laser para que o gel consiga ter sua ação potencializada, de forma que o resultado é obtido mais rapidamente.

É válido ressaltar, antes de iniciar a escolha do tipo de clareamento dental mais adequado, as contraindicações. O clareamento dental é uma técnica muito utilizada, mas nem todas as pessoas são permitidas a passarem por ele. São elas:

  • Gestantes e lactantes;

  • Pessoas com sensibilidade nos dentes;

  • Pessoas com irritação na gengiva;

  • Pacientes que passaram por quimioterapia e/ou radioterapia recentemente;

  • Pessoas com restaurações dentárias;

  • Menores de 18 anos.

Após o término do tratamento, alguns cuidados diários devem ser feitos para que o clareamento dental consiga alcançar seu maior tempo de durabilidade. O primeiro deles é a higiene. É essencial que o paciente siga todas as instruções de produtos que devem ser usados após o tratamento, além de não escovar os dentes logo após consumir alimentos ácidos ou com corantes. Esperar entre 20 a 30 minutos ajuda a neutralizar o pH bucal, e impedir a erosão dentária.

Outro cuidado importante é evitar os próprios alimentos ácidos, pois eles podem causar uma grande sensibilidade nos dentes após o procedimento. Grandes exemplos desses alimentos são frutas cítricas e temperos muito fortes. Alimentos coloridos, como cenoura, beterraba, chocolate e bebidas com corantes, como vinho tinto, chá-mate e café também devem ser evitados. Eles ajudam a causar marcar indesejáveis nos dentes. Sucos e refrigerantes também são recomendados a serem evitados, pois ajudam a aumentar a sensibilidade dentária.

E, para finalizar, alguns hábitos devem ser deixados de lado durante um curto período de tempo após o término do tratamento de clareamento, principalmente o uso de tabaco, bebidas alcoólicas, batons com cores muito fortes.

FACETAS DENTÁRIAS

As facetas dentárias são a opção perfeita de tratamento para quem deseja conquistar uma aparência mais natural dos dentes. Elas são indicadas para quem possui dentes trincados, desalinhados, manchados, espaçados, desgastados ou desiguais, sendo coladas em clínica dental diretamente na frente dos dentes.

Existem dois tipos de materiais que compõem as facetas dentárias: resina e porcelana. As duas podem ser fabricadas por um protético em laboratório de prótese dentária, sendo assim chamas de facetas indiretas, ou podem ser aplicadas diretamente de resina na clínica dental, sendo assim chamadas de facetas diretas.

O procedimento consiste no dentista remover uma pequena quantidade da superfície do dente para que consiga colocar o revestimento. Em seguida, é feita uma impressão dos dentes para ser enviada ao laboratório dental, que irá retornar com um revestimento dental próprio para o paciente, e que permite ser encaixado na boca. Feito isso, o revestimento é ligado ao dente por meio de um cimento resinoso.

Para que elas se mantenham fortes nos dentes, é preciso manter a higienização delas sempre em dia. É necessário usar o fio dental, ao menos, uma vez ao dia, com escovação usando creme dental com flúor, ao menos, três vezes ao dia. Esse procedimento básico permite com que os resíduos alimentares sejam removidos, prevenindo o surgimento de placa bacteriana que pode resultar em cáries ou problemas gengivais.

LENTES DE CONTATO DENTAIS

As lentes de contato dentais são outra forma de conquistar o tão desejado sorriso perfeito. Ela tomou conta das redes sociais, sendo usada por diversas celebridades e influenciadores, ocasionando em uma maior procura na clínica dental. Mas, afinal, por quê elas estão tão populares e no que elas consistem?

Elas consistem em uma estrutura superfina, translúcida e com uma ótima durabilidade, sendo indicada para pacientes que possuem imperfeições, fraturas e manchas nos dentes, além de espaçamento entre eles. É recomendada também para quem deseja aumentar o tamanho dos dentes.

Mesmo possuindo espessura de apenas 0,25mm, elas conseguem ser dotadas de resistência, proporcionando baixos riscos de deslocamentos ou possíveis fraturas. Sua principal recomendação é para quem deseja corrigir o formato e a coloração dos dentes.

A aplicação é extremamente simples, indolor e rápida. A clínica dental, primeiro, avalia a saúde bucal do paciente para se certificar que ele é permitido a receber a lente de contato. Estando tudo certo, é feito o molde sob medida. O dentista irá planejar a colocação junto com o paciente, discutindo sobre o tamanho que ele deseja que os dentes possuam, além da coloração e posição deles.

Para fixar as lentes de contato, o dentista passa um ácido nos dentes, com o intuito de os deixar porosos. Ele prepara a superfície com um cimento adesivo e o silano, que é conhecido por ser um produto que une o cimento à prótese dentária. A aplicação é rápida e não resulta no desgaste do dente.

A durabilidade das lentes é alta, tendo em média 15 anos, podendo variar dependendo dos hábitos de cada paciente. É recomendado que ele retorne à clínica dental de 6 em 6 meses para que o dentista consiga avaliar se as lentes estão bem adaptadas e estáveis. Após um certo período de tempo, o paciente pode começar a retornar à clínica dental somente uma vez ao ano para avaliação. É muito importante que essa rotina de consulta para manutenção seja sempre mantida e nunca ignorada.

Contudo, como dito anteriormente, a durabilidade irá depender dos hábitos diários de cada paciente. Por exemplo, pessoas que roem as unhas, ou costumam abrir latas usando os dentes possuem menor chance de alcançar a durabilidade máxima de 15 anos. Portanto, é recomendado que esses hábitos sejam abolidos do dia a dia de cada um.

É importante ressaltar que não são todas as pessoas que podem passar pelo tratamento de lentes de contato dentais. Com o intuito de evitar possíveis complicações que possibilitem o agravamento de condições da saúde bucal, pacientes que possuem as seguintes condições não são permitidas a passarem pelo tratamento:

  • Tártaro;

  • Cáries;

  • Canal que não obteve o devido tratamento;

  • Dentes trincados ou quebrados;

  • Dentes manchados;

  • Patologias de gengivas.

A higiene bucal é sempre essencial para manter não só os bons cuidados com as lentes de contato, mas também com a saúde bucal em geral. Escovar os dentes três vezes ao dia, principalmente após cada refeição, usando o fio dental ao menos uma vez é essencial para manter uma boa saúde bucal e a alta durabilidade das lentes. É recomendado também que se evite morder materiais muito duros para evitar que a lente quebre ou rache. Além disso, evitar comer alimentos com pigmentos que possam manchar os dentes também é uma excelente recomendação.

TRATAMENTOS CLÍNICOS

PROFILAXIA | LIMPEZA DENTÁRIA

A profilaxia, mais conhecida como limpeza dentária é o mais comum tratamento clínico presente na clínica dental. É considerado o tratamento obrigatório a todos que se consultam com um dentista. Ele consiga numa limpeza minuciosa da área bucal com o intuito de remover toda a placa bacteriana e tártaro presentes que nos dentes, e que não conseguiram ser removidos apenas com a escovação diária.

Ele é recomendado a ser feito de 6 em 6 meses. Fazendo isso, o paciente estará ajudando na prevenção de doenças periodontais, como gengivite e periodontite, e também de cáries e canal, por exemplo. Caso seja possível, é indicado que até aumente a frequência de consultas na clínica dental, fazendo a profilaxia de 3 em 3 meses.

A limpeza é simples, indolor e rápida, sendo necessária de apenas uma sessão com o dentista para ser feita. Consiste em apenas 4 passos, se iniciando com a Tartarectomia. Esse passo utiliza ultrassom ou instrumentos curetas para fazer a raspagem dos tártaros. Em seguida, é jogado um jato de bicarbonato de sódio, que tem como função remover toda a placa bacteriana e tártaro, além de conseguir polir os dentes. Assim, o dentista pode seguir para a escovação completa, onde se utiliza uma escova elétrica e uma pasta de dente profissional. E, por último, para finalizar, é aplicado o flúor, que tem como objetivo devolver os minerais e fortificar os dentes.

Esse tratamento é extremamente recomendado pois o paciente ficar à deriva somente da escovação diária e o uso de fio dental não é o suficiente para se prevenir de doenças. Somente a profilaxia consegue fazer a prevenção completa, pois o dentista irá conseguir examinar todos os pontos precários da saúde bucal do paciente, e indicar a melhor forma de tratá-los e melhorá-los.

PERIODONTIA

A periodontia é a área da odontologia que trata do conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que sustentam a arcada dentária, incluindo nesses problemas, inflamações e infecções. A gengiva possui um papel essencial na boca, pois é ela que consegue fixar os dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arca precisa para que seja possível morder, mastigar e até mesmo falar. Por esse motivo, os cuidados com essa parte da boca são extremamente importantes e nunca devem ser menosprezados pois, caso contrário, os problemas que irão ser causados podem levar a perda dentária.

Geralmente, as doenças periodontais são causadas devido a falhas na higienização bucal, com risco aumentado para pessoas fumantes e diabéticas. Os casos mais leves, por exemplo, podem conseguir regredir sem que seja necessário a ida à clínica dental se o paciente adotar alguns cuidados especiais durante a escovação.

Existem dois tipos de doenças periodontais: a gengivite e a periodontite, sendo a primeira o estágio inicial da segunda. A gengivite surge devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que libera ácidos que irritam a região. Seus sintomas mais comuns são fáceis de notar: vermelhidão nas gengivas, inchaço, sensibilidade, sangramentos durante a escovação e, em casos mais extremos, mau hálito, formação de pus, gosto ruim na boca e até mesmo a retração da gengiva, deixando os dentes com uma aparência mais alongada.

O tratamento é simples e feito na clínica dental. O dentista irá fazer a profilaxia (limpeza dentária) com o objetivo de remover toda a placa bacteriana e o tártaro, além de fornecer orientações para melhoras na escovação e uso do fio dental. Serão administrados também antibióticos para conter a inflamação ou infecção.

A periodontite já o estágio final da gengivite. Ela acontece quando a gengivite não é devidamente tratada. Nesse estágio, a inflamação ou infecção da gengiva já conseguiu atingir as fibras e os ossos, podendo até mesmo provocar a perda dos dentes. Essa perda é causada pela formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Se essa condição não for tratada, os dentes começarão a amolecer, correndo o risco de caírem, e a infecção conseguir atingir outros tecidos.

Essa doença consegue causar até mesmo a endocardite, que acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e causa a infecção das válvulas do coração, podendo ser fatal à saúde do paciente. Por esse motivo, a clínica dental deve ser recorrida a partir dos primeiros sintomas do aparecimento da doença.

Para tratá-la, também é feita a profilaxia, e a orientação para o paciente sobre melhoras e cuidados na hora da higienização bucal, além do uso de antibiótico para sanar a infecção. Casos mais graves podem recorrer a cirurgia, feita na clínica dental, para conseguir remover as bolsas mais profundas, e a remoção dos dentes muito comprometidos para evitar que a infecção se espalhe ainda mais.

BRUXISMO

O bruxismo é uma desordem funcional pouco conhecida entre os pacientes da clínica dental. Ela leva a pessoa a ranger os dentes e apertar os dentes de forma involuntária, principalmente, durante o sono. Esse hábito pode vir a causar dores, desgastes, amolecimento dos dentes, zumbidos e dores no ouvido, dores no pescoço, estalos ao abrir e fechar a boca, e até alterações no sono. Por esses motivos, não é algo que deve ser ignorado.

Essa desordem acontece devido a quatro fatores comuns: ansiedade, estresse, apneia, dor de garganta e dor de ouvido. Para tratá-la, é primeiro preciso que o paciente vá até a clínica dental para se consultar com um dentista, e ele poder analisar a causa do bruxismo. Feito isso, ele irá encaminhá-lo para o melhor tipo de tratamento.

Pacientes com ansiedade e estresse são encaminhados para terapias de relaxamento. Nessas terapias serão orientadas diversas atividades diárias para que o paciente relaxe, incluindo meditação antes de dormir, fazer passeios no parque, ler um livro,, etc.

Mas, na maioria dos casos é recomendado a utilização das conhecidas “plaquinhas de bruxismo”. Elas são aparelhos, feitos de resina acrílica sob medida, que são encaixados na arcada superior, protegendo-as do atrito com os dentes inferiores. Em outros casos, é recomendado a “redução” de um ou mais dentes para igualar a mordida, sendo feitas restaurações, coroas ou ortodontia.

Tratamento de canal e extração dentária na clínica dental

Dois tratamentos extremamente temidos na clínica dental. Elas são alguns dos principais exemplos de relatos do passado de pacientes que tiveram péssimas experiências ao passarem por eles, tanto devido à dor, quanto por outros diversos motivos. Mas, a boa notícia, como dito anteriormente, é que esses tratamentos passaram por mudanças com o passar dos anos.

A evolução tecnológica foi bastante positiva para eles, pois ela foi a principal responsável por deixá-los mais suportáveis, confortáveis e seguros para os pacientes de clínica dental. Dores extremas e desconforto foram deixados de lado. Por esse motivo, não se deve mais temê-los como antigamente. A odontologia e a clínica dental está em ativa para ajudar na saúde bucal dos pacientes, não para traumatizá-los.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba