Clínica Odontopediatria: o que ela trata?
O dentista de crianças, encontrado em clínica odontopediatria, se preocupa em orientar corretamente os pais ou responsáveis, para motivar e orientar a criança a ter uma saúde bucal confortável e segura, apontando para procedimentos e métodos adequados conforme a faixa etária da criança.
O tratamento odontológico de clínica odontopediatria deve começar logo na barriga da mamãe, em uma consulta que chamamos de pré-natal odontológico. É muito importante que a mãe tire suas dúvidas e tenha todas as informações necessárias sobre os cuidados que deve tomar em cada fase de desenvolvimento da criança, além é claro, de manter a sua própria saúde bucal em dia, para evitar possíveis complicações durante a gestação como dores indesejadas e até mesmo o parto prematuro.
Cuidados para a saúde bucal de crianças em clínica odontopediatria
Após o nascimento, as visitas do bebê a clínica odontopediatria devem iniciar com seis meses de vida, quando surgem os primeiros dentes. A maioria dos procedimentos em clínica odontopediatria não causa nenhum tipo de dor ou desconforto, algumas crianças choram porque têm medo ou não estão habituadas ao ambiente de clínica odontopediatria.
Para aqueles procedimentos que podem provocar muita dor, a clínica odontopediatria conta com a anestesia computadorizada, um equipamento moderno que é capaz de anestesiar o dente sem que o paciente sinta dor. É importante lembrar que quanto mais cedo for identificado o problema, mais fácil e indolor se torna o tratamento, por isso, é muito importante realizar a prevenção com visitas periódicas a clínica odontopediatria.
Profissionais de odontopediatria: o que eles fazem?
Além de manter os dentes de leite apenas limpo, a missão do profissional de odontopediatria é educar as crianças a terem uma saúde bucal saudável. Sem dúvidas a palavra dessa especialidade é prevenção, a odontopediatria trabalha para ensinar como ter os cuidados necessários com a boca e também trata de problemas que podem ocorrer.
- Orientação bucal;
- Cuidados com dente de leite;
- Aplicação de flúor;
- Ida ao odontopediatria.
É um trabalho de emoção, já que o profissional está lidando com crianças que muitas vezes tem medo de visitar os consultórios e sentar na temida cadeira. Por isso, é necessária técnicas específicas e singulares para cuidar da saúde bucal da criança sem o seu total desconforto, que muitas vezes pode resultar a traumas. Odontopediatria é um trabalho social.
Odontopediatria: cuidados com dente de canal
O dente de leite tem canal e muitas vezes precisa ser tratado em clínica odontopediatria. O dente de leite, assim como o permanente, tem raiz e no seu interior existe um canal por onde passam nervos e vasos sanguíneos, que chamamos de polpa do dente. Por isso, quando a cárie está avançada, a criança pode sentir dor neste dente de leite. Além disso, o dente permanente está sendo formado muito próximo desta raiz e pode ser afetado caso haja algum trauma ou infecção no dente decíduo. Sendo assim, é muito importante tratar o canal do dente caso seja esta a indicação, desta forma, solucionamos a infecção e a dor, e ainda garantimos a erupção de dentes permanentes fortes e saudáveis.