Como escolher um consultório de odontologia
O consultório de odontologia é um espaço que o Dentista trabalha com o paciente a manutenção, prevenção e correção de problemas dentários que podem acontecer desde os primeiros meses de vida até o final da vida. Por isso estabelecer um relacionamento de confiança com este profissional é fundamental para a pessoa que quer ter um sorriso perfeito por muitas décadas.
O consultório de odontologia deve ser frequentado pelos pais com filhos pequenos para que o especialista possa cuidar e orientar desde o nascimento do primeiro dente do bebê, pois trata-se de um período de incômodo para o pequeno que pai e mãe terão de lidar. Além disso, este profissional deve ser consultado ainda na gestação, pois a mulher está sujeita a ter mais problemas dentários em razão das alterações hormonais.
Nível de especialização do consultório de odontologia
Os pais também devem manter um relacionamento com o dentista no consultório de odontologia para que seus filhos tenham hábitos de higiene bucal saudáveis desde os primeiros anos de vida. O nascimento saudável dos dentes de leite é decisivo para que os permanentes cheguem com tranquilidade.
- O odontopediatra é o profissional que vai cuidar dos dentes desde o primeiro dente até a adolescência;
- Com este profissional os pais devem trabalhar a higiene bucal preventiva nas crianças;
- Escovar os dentes com a pasta adequada é fundamental nesta fase;
- O dentista pode detectar problemas precoces como a necessidade de tratamento ortodôntico.
Quando o profissional que atende no consultório de odontologia detecta problemas com a saúde bucal dos jovens uma saída pode ser a Ortodontia, com a colocação de um aparelho. Além disso, ele deverá acompanhar o possível nascimento do dente do siso, que ocorre em geral a partir dos 16 anos.
Tratamento no consultório de odontologia
Cárie, tártaro e gengivite estão entre as demandas mais comuns dos pacientes que buscam o consultório de odontologia. Para melhor prevenção destas situações o ideal é que a pessoa agende consultas a cada seis meses. Quem deixa de fazê-lo por motivos financeiros deve considerar a contratação de um plano odontológico. Desta forma pagando uma mensalidade a pessoa poderá ser atendida nas situações mais cotidianas envolvendo os dentes além de problemas mais complexos quando coberto pelo plano.
Quem deixa o cuidado preventivo em limpeza dentária de lado abre a porta para os problemas mais graves. Porém, graças ao avanço da tecnologia que chegou no consultório de odontologia, os tratamentos são cada vez menos invasivos e o nível de solução elevado.
Tratamento de canal, por exemplo, que sempre causou arrepios em muitos pacientes, pode ser feito em uma sessão no consultório de odontologia conforme a gravidade do caso. Extração do siso também é uma intervenção bem menos invasiva do que já foi. Outra demanda que a pessoa pode buscar uma solução é na área estética, com o clareamento dental, no qual o dentista procura reduzir o nível de amarelamento dos dentes através das técnicas disponíveis. Quem tem problemas dentários deve ter a tranquilidade de buscar um especialista para a situação que apresenta e seguir com sua rotina.