Por que o medo de dentista 24 horas é tão comum?
O medo de dentista 24 horas é algo que afeta um grande número de pessoas. Conhecida como "odontofobia", a fobia de se consultar com um dentista 24 horas surge na vida devido à diversos motivos. Algumas pessoas sentem pavor só de ouvir o motorzinho dos aparelhos usados nos procedimentos odontológicos, outros possuem um medo um pouco menos extremo, se concentrando em uma ansiedade enorme só de pensar em entrar na sala de espera. Tremedeira, frio na barriga, respiração ofegante, suor e ansiedade são alguns exemplos de reações que pessoas que convivem com odontofobia possuem. Alguns estudos indicam que 15% a 20% dos pacientes têm medo de ir ao dentista 24 horas.
Como dito, a odontofobia pode aparecer por causa de diversos motivos, mas o principal deles é o trauma vivido em experiências passadas. Ir ao dentista 24 horas antigamente podia não ser a melhor das experiências, principalmente considerando que a tecnologia que a odontologia disponibilizava não era das mais avançadas, deixando alguns tratamentos e procedimentos mais dolorosos e extremos do que são hoje.
A evolução tecnológica chegou em uma excelente hora para a área odontológica, pois conseguiu ajudar com que muitos procedimentos que amedrontam os pacientes até hoje sejam mais confortáveis, seguros, e menos dolorosos. A anestesia local é algo que não existia antigamente da mesma forma que é conhecida nos dias atuais, hoje permite com que o paciente não sinta dor nenhuma durante os procedimentos e, caso desejado, faz até com que ele seja sedado durante todo o processo.
Mas parece que toda essa evolução odontológica ainda não é o suficiente para que essas pessoas percam essa fobia e medo do dentista 24 horas. Isso se deve ao fato, voltando a falar de experiências antigas, de na infância, muitas crianças terem sido influenciadas pelo próprio medo dos pais em relação ao dentista 24 horas. Muitos dos pais passam histórias desconfortáveis e de dor que passaram dentro do consultório odontológico para seus filhos, causando medo e temor a eles.
Para tratar desses casos, existem métodos que procuram diminuir a odontofobia e o estresse em pacientes. Especialistas da área estão desenvolvendo técnicas avançadas para serem utilizadas no consultório, sendo uma delas, a criação de um vínculo afetivo. Durante as consultas, os dentistas 24 horas tentam ficar mais próximos de seus pacientes, abrindo espaços para conversas além da odontologia, como por exemplo, sobre a vida pessoal deles, família, trabalho, etc.
Há casos que nem a conversa e a criação de vínculo consegue ajudar. Por esse motivo, esses pacientes devem tentar se consultar com profissionais de psicologia, como psicólogo ou psiquiatra. Um trabalho feito junto com esses profissionais pode ajudar com que eles se consultem com o dentista 24 horas, ajudando nos cuidados com a própria saúde bucal, prevenindo doenças como gengivite, periodontite e cáries, por exemplo.
Quais tratamentos e procedimentos o dentista 24 horas oferece?
O dentista 24 horas foca seus tratamentos e procedimentos tanto na parte clínica, cuidando de doenças e problemas dentais e gengivais, como também na parte estética, trazendo uma aparência mais harmoniosa para o sorriso dos pacientes.
TRATAMENTOS ESTÉTICOS
CLAREAMENTO DENTAL
O clareamento dental é mais comum exemplo de tratamento estético feito pelo dentista 24 horas. Ele é indicado para quem deseja reconquistar a cor do esmalte dentário original, passando por um tratamento que pode ser feito tanto dentro do consultório, quanto de forma caseira.
É importante deixar claro que o clareamento dental, ao contrário do que muitos pensam, não consegue conquistar dentes 100% brancos. Sim, ele os deixa com um tom de branco muito mais claro do que estava antes, conseguindo alcançar de 2 a 3 tons abaixo do branco que os dentes estavam no momento da iniciação do tratamento. Por esse motivo, é indicado que o paciente inicie o clareamento com as expectativas de acordo com a realidade, pois caso contrário ele pode sair decepcionado.
Como dito, existem dois tipos mais populares de clareamento dental: o caseiro e o feito inteiramente em consultório. O caseiro é mais barato, porém é o que leva uma maior quantidade de tempo para conquistar o resultado final. O dentista 24 horas se encarrega de confeccionar uma moldeira sob medida para o paciente, com o intuito dele usá-la em casa, todos os dias, junto com o gel clareador, durante um certo período de tempo que será indicado no momento da consulta. Após mais ou menos 7 dias, o paciente retorna ao consultório para avaliação. Esse processo tende a demorar de 2 a 3 semanas para conseguir chegar ao resultado esperado.
Já o clareamento feito em consultórios funciona de maneira diferente e mais ágil. O dentista 24 horas não usa moldeiras dessa vez, aplicando uma maior quantidade de gel clareador diretamente nos dentes do paciente, usando uma proteção gengival para que a gengiva não seja afetada. A partir disso, um laser é usado para potencializar a ação do gel, fazendo com que o resultado seja obtido mais rapidamente, demorando cerca de 2 a 3 sessões para ser completado. É mais rápido, porém é um pouco mais caro.
Antes de iniciar o tratamento, é preciso listar as contraindicações para o clareamento dental:
Menores de 18 anos;
Mulheres grávidas;
Pacientes com cáries;
Pacientes com problemas gengivais;
Pacientes com restaurações defeituosas;
Pessoas alérgicas aos elementos do gel clareador.
Depois de terminado todo o procedimento, é recomendado que o paciente tome alguns cuidados necessários para que a durabilidade do clareamento seja a mais alta possível, sendo o principal deles é a alimentação. Alimentos e bebidas com pigmentos que mancham os dentes devem ser evitados, como por exemplo, cenouras, beterrabas, café, vinho, chá preto, etc.
LENTE DE CONTATO DENTAL
A lente de contato dental é um dos exemplos de tratamentos que o avanço tecnológico conseguiu oferecer. Ele é uma das melhores recomendações para quem deseja consertar irregularidade, imperfeições, fraturas, manchas, separação, e tamanho dos dentes, deixando o sorriso mais harmônico, e melhorando consideravelmente a autoestima e confiança pessoal do paciente.
É uma técnica indolor, durável, e de rápida aplicação e conquista de resultados, deixando o sorriso mais alinhado e harmônico apenas algumas horas depois da aplicação. Ela é ultrafina e dotada de resistência. Sua espessura consegue alcançar apenas 0,25mm e, mesmo com esse tamanho, consegue ser proporcional a riscos baixíssimos de deslocamento ou possíveis fraturas.
A aplicação é feita de forma simples, consistindo em fazer a confecção da lente pelo dentista 24 horas sob medida para o paciente, mas antes avaliando se ele pode recebê-la, avaliando sua saúde bucal. Se estiver tudo certo, o dentista 24 horas faz um molde do sorriso, e planeja tudo minuciosamente com o paciente para que a lente tenha tamanho, cor, e posicionamento dos dentes desejado. Somente com tudo aprovado é que elas serão aplicadas nos dentes e produzidas.
Primeira, o dentista 24 horas passa um ácido no dente com o intuito de o deixar poroso e prepara a superfície com um cimento adesivo e um produto chamado silano, conhecido por unir o cimento à prótese de porcelana. A aplicação é rápida e feita somente em uma consulta com o dentista 24 horas.
HARMONIZAÇÃO FACIAL
A harmonização facial é um procedimento estético que muitos não sabem que também é feito pelo dentista 24 horas. O profissional odontológico não se especializa somente na área bucal do ser humano, mas sim em toda a anatomia da face, deixando que a harmonização facial também seja um procedimento feito por ele.
Esse procedimento estético vem ganhando bastante popularidade recentemente devido ao fato do grande número de celebridades e influenciadoras que estão fazendo-o e mostrando seus resultados impressionantes na internet. Como essas pessoas possuem um grande poder de influência sobre seu público, o tratamento está sendo cada vez mais procurado dentro dos consultórios odontológicos.
Mas, afinal, no que consiste a harmonização facial? Ela é uma técnica de preenchimento facial não cirúrgica que consegue promover um alinhamento e correção de ângulos das faces que trazem mais harmonia e beleza ao rosto ou até mesmo consegue realçar características já existentes do paciente.
O dentista 24 horas primeiro analisa as proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, após o término do procedimento, conseguirão deixar o rosto mais equilibrado e proporcional. Ele inicia sugerindo o contorno da face, seu alongamento ou projeção, apontando os pontos que precisarão ser preenchidos.
Há diversas possibilidades de áreas do rosto que podem ser mexidas, são elas: a mandíbula, alongando-a ou definindo e aumento o ângulo; malar, definindo-o ou aumentando as projeções das maçãs do rosto; mento, aumentando sua largura e altura, ou a projeção do queixo; nariz, mexendo na ponta, de forma que ela seja elevada ou rebaixada, também possibilitando o toque no dorso, alinhando-o ou aumentando sua largura; lábios, alongando-os ou aumentando o volume; e os supercílios, de forma que eles consigam ser elevados.
A aplicação é simples e dura por volta de 30 minutos. Primeiro, a anestesia local é aplicada ou bloqueio, dependendo do caso, para que se realiza a injeção que contém as substâncias preenchedoras, usando agulhas ou microcânulas. O resultado tende a durar por volta de 1 a 4 anos, dependendo de sua viscosidade.
TRATAMENTOS CLÍNICOS
PROFILAXIA | LIMPEZA DENTÁRIA
A profilaxia é o tratamento clínico mais feito pelo dentista 24 horas e o mais tradicional em consultórios odontológicos. Ele consiste na remoção de toda a placa bacteriana e tártaro presentes na boca, ajudando na prevenção de doenças bucais e gengivais, como cáries, gengivite, periodontite, e etc.
O procedimento é simples e pode ser feito inteiramente em apenas uma consulta com o dentista 24 horas. São apenas 4 passos, iniciando pela Tartarectomia, que utiliza ultrassom e instrumentos curetas para fazer a raspagem dos tártaros. Logo em seguida, é jogado um jato de bicarbonato de sódio na região bucal para que toda a placa bacteriana e tártaro sejam removidos, além de conseguir proteger e polir os dentes. Feito isso, o dentista 24 horas utiliza uma escova dentária elétrica e uma pasta de dente profissional para fazer uma escovação completa. E, para finalizar, é aplicado o flúor, que tem como intuito devolver os minerais a boca além de fortificar os dentes.
Essa limpeza é recomendada a ser feita de 6 em 6 meses, mas, em casos específicos, o dentista 24 horas pode achar necessário que ela seja feita de 3 em 3. É válido conversar com o dentista 24 horas após o término do paciente para se certificar de quanto tempo será necessário esperar entre uma limpeza e outra.
BRUXISMO
O bruxismo é uma desordem funcional que leva as pessoas a ranger e apertar os dentes de forma involuntária, principalmente, durante o sono. Esse é um hábito que pode ser bastante prejudicial aos dentes, pois pode causar dor, desgaste, e até mesmo o amolecimento deles. Por esse motivo, deve ser tratamento imediatamente com o dentista 24 horas.
Os sintomas são perceptíveis, variando entre dor de cabeça, dor nos músculos da mandíbula ao acordar, zumbidos e dores no ouvido, dores no pescoço, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações no sono. É indicado que a pessoa sempre esteja atenta aos sintomas pois, como essa desordem é involuntária, pode ser difícil da pessoa perceber que está com bruxismo.
Os motivos causadores são, geralmente, estresse, ansiedade, apneia, dores na garganta e dores no ouvido. Há tratamentos específicos para cada motivo, principalmente se o bruxismo for causado por estresse e ansiedade. Nesse caso, o paciente será encaminhado a fazer terapias de relaxamento, onde irá ser orientado a fazer atividades diárias que o ajudem a relaxar, como, por exemplo, meditação antes de dormir, passeios no parque, ler um livro, ouvir músicas relaxantes, e etc.
Mas, na maioria dos casos, o paciente precisará usar a tão comentada “plaquinha de bruxismo”. Ela consiste em um aparelho de resina acrílica feita sob medida para cada paciente, encaixado diretamente na arcada superior, protegendo-a de atritos com os dentes inferiores. Além disso, alguns casos também podem exigir a redução da “exposição” de um ou mais dentes para igualar a mordida. Isso se corrige por meio de restauração dental, coroa dentária ou por aparelho ortodôntico.
PERIODONTIA
A periodontia é a área da odontologia que cuida de uma região bucal muito importante, e que merece a mesma atenção e manutenção que os dentes, a gengiva. Essa região tem como função fixar os dentes ao osso maxilar e mandibular, oferecendo o suporte necessário que a arcada precisa para que seja possível fazer os movimentos de mordida, mastigação e até mesmo fala. Problemas que envolvem a gengiva podem ser fatais, causando na perda da estrutura dos dentes.
As doenças periodontais são aquelas que afetam desde a gengiva até os ossos maxilar e mandibular. Essa região está sempre propícia a ter inflamações ou infecções, geralmente, causados pela má higienização bucal, com risco aumentado para pessoas diabéticas e fumantes.
Alguns casos mais leves podem conseguir regredir sem que o dentista 24 horas tenha que intervir. Mas, para que isso aconteça, é preciso tomar algumas atitudes em relação a higienização bucal, principalmente durante a escovação. Caso contrário, esses casos podem levar à gengivite e até a periodontite, que é o estágio final da gengivite.
A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal, e surge devido ao acúmulo de placa bacteriana, película que se forma nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região. Ela é percebida a partir do momento em que surge vermelhidão, sensibilidade e inchaço na gengiva, além de mau hálito, gosto ruim na boca e formação de pus. Casos mais extremos conseguem causar até a retração da gengiva, que deixa os dentes com uma aparência mais alongada.
O tratamento é simples e consiste na profilaxia, conhecida como limpeza dentária, feita pelo dentista 24 horas. Ela irá remover a placa bacteriana e tártaro dos dentes. O paciente também recebe orientações para melhoras na higienização bucal, fazendo a escovação do jeito correto com o uso de fio dental, além do uso de antibióticos caso seja necessário.
Já a periodontite é o estágio final da gengivite, e acontece quando ela não é devidamente tratada. Nesse estágio a inflamação ou infecção já está muito avançada, e conseguiu atingir as fibras e ossos, conseguindo provocar a perda dos dentes. Tudo isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que ajudam na destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Se essa condição não for tratada imediatamente, os dentes correrão risco de queda, e a infecção pode conseguir atingir outros tecidos, como os ossos que envolve a arcada dentária.
Há a possibilidade, caso não seja a periodontia não seja tratada, de causar a endocardite. Ela acontece quando a bactéria cai na corrente sanguínea causando uma infecção nas válvulas do coração. Essa condição pode ser bastante séria e trazer consequências fatais ao paciente.
Para prevenir que isso aconteça, o paciente precisa passar pela profilaxia feita pelo dentista 24 horas. Ele também receberá instruções para melhoras na higienização bucal, além do uso de antibióticos para sanar a infecção. Casos mais extremos podem vir a necessitar de uma cirurgia para limpar as bolsas profundas da gengiva e a remoção de dentes comprometidos para que a infecção não se espalhe.
IMPLANTES DENTÁRIOS
Os implantes dentários são estruturas feitas, normalmente, de titânio que é posicionada cirurgicamente pelo dentista 24 horas no osso maxilar que se localiza abaixo da margem gengival que permite com que se monte dentes substitutos ou pontes para essa área. Eles conseguem ser muito mais resistentes do que as tão comentadas dentaduras, por exemplo. Eles ajudam na saúde bucal do paciente, pelo motivo de se não se apoiarem em outros dentes.
Para que se receba esses implantes, o paciente precisa uma gengiva saudável além de ossos adequados para que consigam sustentá-los. Precisará sempre que ele retorne ao consultório do dentista 24 horas e cuidar da higiene bucal de forma meticulosa para que os implantes consigam ser extremamente duráveis.
O tipo de implante mais recomendado é o ósseo integrado. Ele é implantado diretamente no osso maxilar de forma cirúrgica, levando de 4 a 6 meses para que o período de osseointegração seja completado. Após este período, é feita uma segura cirurgia com o intuito de ligar o implante ao meio bucal. Nessa fase, o dentista 24 horas remove a gengiva que está recobrindo o implante para, em seguida, o dente artificial ser conectado ao implante de forma individual, agrupado em uma prótese protocolo ou prótese overdenture.
A prótese protocolo é fixada sobre 4 a 8 implantes em média. Ela é parafusada e retirada apenas pelo dentista 24 horas, conferindo uma excelente estética e uma ótima opção para quem deseja fugir da dentadura. Ela apenas é complicada para ser higienizada, exigindo um cuidado a mais vindo do paciente. Já a prótese overdenture é mais barata e exige menos implantes, sendo confeccionada por meio de resina. Ela é como uma dentadura, mas possui uma barra que se conecta com os implantes à prótese, ganhando uma maior estabilidade e retenção, além de ser removível.
O paciente precisa ter alguns cuidados diários com a prótese, conferindo uma excelente higienização bucal, escovando os dentes três vezes ao dia e o fio dental uma vez. Parar de fumar é essencial para não causar o enfraquecimento da prótese, além de ser recomendado que o paciente evite mastigar alimentos muito duros, pois eles podem quebrar a coroa e os dentes naturais. O dentista 24 horas precisa ser consultado regularmente para garantir sempre que o implante esteja em boas condições. A longevidade das próteses dependerá exclusivamente desses cuidados.
Importância da superação do medo de dentista 24 horas
O medo do dentista é algo que deve ser trabalho. Diversos tratamentos clínicos que precisam ser feitos regularmente, como o exemplo principal da profilaxia, não podem ser deixados de lado pois podem causar problemas ainda mais sérios, como foram apontados nesse texto. Endocardite, perda dentária, e etc são alguns dos exemplos mais graves que podem vir a acontecer.
O sorriso e saúde bucal são algo que devemos cuidar diariamente, mas esses cuidados não são o suficiente para que tudo esteja sempre em perfeita harmonia e com a saúde sempre bem cuidada. O dentista 24 horas entra em pauta nesses momentos pois somente ele pode garantir tudo isso ao paciente.