Dentista clareamento: aliado do sorriso
O clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. Antes de iniciar o procedimento é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar possíveis fatores como cáries, que possam atrasar o andamento. Antes de tudo o paciente deve buscar dentista clareamento com esta especialidade para tudo possa ser feito da melhor forma.
A principal indicação do clareamento dental é a necessidade estética do paciente. Pacientes menores de 15 anos, mulheres grávidas, pessoas com cárie, restaurações com defeito ou problemas de gengiva, ainda com alergia aos complementos do agente clareador ou com expectativas muito além da realidade tem contraindicado o procedimento.
Procedimento com o dentista clareamento e a funcionalidade
O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência. Durante o clareamento, deve-se evitar o consumo de sucos ácidos e refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade. Outros itens o dentista também pedirá que se evitem, entre os quais:- Cenoura;
- Beterraba;
- Café;
- Chá;
- Vinho tinto.
O clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista. Normalmente existem três formas comuns de fazer o clareamento dental: com gel, com luz, também chamado de clareamento dental a laser e com a união das técnicas.
O clareamento dental com gel pode usar dois tipos de clareadores, o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Nesse tratamento, o dentista cria uma moldeira que se encaixa nos dentes, onde esse gel é colocado, e o paciente precisa ficar com ela por um certo tempo, que podem ser uma, duas ou até seis horas.
Tratamento com dentista clareamento no consultório
O clareamento com luz é feito em até três sessões, apesar de alguns pacientes apresentarem melhora em uma aplicação apenas. O intervalo entre as sessões costuma ser semanal. Esse método deve ser feito sempre no consultório. Já o tratamento híbrido, que mistura laser e gel, pode ser mais rápido.
A expectativa do paciente com o dentista clareamento de ter dentes 100% brancos nem sempre é atingida. Normalmente o clareamento consegue atingir uns dois ou três tons a menos do que os dentes já estavam. Por isso é fundamental conversar com a pessoa para que não tenha expectativas exageradas em torno do procedimento.
A duração do tratamento varia de paciente para paciente. O clareamento dental com gel costuma ser feito primeiramente durante uma semana, mas pode se estender um pouco mais, conforme os resultados que o paciente for alcançando. Neste período é importante ter cuidado com os alimentos altamente pigmentados ou ácidos, que favorecem as manchas nos dentes.
Fumantes também costumam ter resultados menos duradouros, já que o cigarro mancha os dentes e pode até prejudicar a eficácia do clareamento dental enquanto ainda está sendo feito. Quando o clareamento dental é feito por um dentista clareamento com esta especialidade não há perigos para os dentes. O clareamento só pode ser feito em pacientes que estejam com a saúde bucal em dia, sem problemas gengivais, cáries ou outros quadros bucais.