Dentista clareamento dental: demanda em alta
Ter um sorriso perfeito é o sonho de muitas pessoas. Diversos fatores levam ao deterioramento dos dentes, o que pode ser percebido mais claramente pelo seu amarelamento. Uma saída para tanto é procurar dentista clareamento dental para realizar i tratamento que devolve o sorriso o mais próximo possível da perfeição desejada.
Apesar de ser um procedimento simples, ele exige uma série de cuidados para que não surjam problemas. Por isso o dentista clareamento dental deve estar acompanhando mesmo quando o procedimento escolhido for o da técnica caseira. Apesar de o clareamento dental ser uma técnica conhecida, nem todas as pessoas podem fazê-lo. Por isso, é necessário procurar um profissional que fará a avaliação de cada caso. Confira algumas indicações contrárias para esta intervenção:
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival;
- Pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo;
- Pessoas com muitas restaurações nos dentes;
- Menores de 18 anos.
O dentista clareamento dental aplica agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores, ou promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos. O gel clareador tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas.
Dentista clareamento dental: procedimento
Existem duas maneiras do dentista clareamento dental realizar o tratamento. A primeira é a caseira, em que, como o próprio nome diz, o paciente aplica o produto em casa sob orientação do dentista. Também ocorre o clareamento dental a laser, que é realizado em consultório e consiste na colocação de uma substância nos dentes do paciente e na aplicação de laser.No primeiro caso, a grande parte desse tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual coloca o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Em média, o clareamento dental caseiro dura duas semanas e costuma ser uma opção por ser menos agressivo.
Quando a escolha é pelo processo no consultório o dentista clareamento dental realiza uma aplicação de agente químico oxidante potente. Para evitar queimaduras na gengiva, lábios e bochechas, é usado um protetor interno. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora, que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que intensificam o branqueamento.
Resultados com o dentista clareamento dental
É normal que os dentes não fiquem totalmente brancos após o método. O clareamento dental age nos minerais presentes no esmalte, quanto mais mineralizado forem os dentes, mais branco será o resultado. Cada pessoa possui um tom específico, o qual é determinado pela espessura do esmalte que cobre a dentina, que é amarela.
Para obter um bom resultado e mantê-lo após o clareamento, são necessários alguns cuidados básicos. Alimentos coloridos ou bebidas com corantes também devem ser evitados, como vinho tinto, cenoura, beterraba, café, chá-mate e chocolate. Os cuidados com esses produtos que causam manchas são importantes para evitar as marcas indesejáveis nos dentes. O dentista clareamento dental também vai orientar quanto a higiene bucal e os produtos que podem ser usados após o tratamento.