Dentista especializado em gengiva
Gengivas inchadas, avermelhadas e sangramentos durante a escovação dental são sinais de que a saúde bucal da pessoa não está em dia e ela terá que procurar um dentista especializado em gengiva para verificar a causa do problema e a melhor forma de tratamento. Uma gengiva inflamada pode levar a outros estágios de inflamação, colocando em risco todo o seu sorriso quando a necessidade de intervenção é colocada em segundo plano.
A placa bacteriana acumulada causa uma inflamação no tecido gengival, a conhecida gengivite. Nesta etapa o tratamento é o mais simples que o dentista especializado em gengiva pode adotar. Quando detectado em fase inicial, bochechos com soluções indicadas pelo dentista podem resolver. A gengivite negligenciada pode evoluir para uma periodontite, que é mais preocupante, podendo causar a perda dos dentes.
Prevenção com o dentista especializado em gengiva
Para evitar a gengivite e a periodontite o paciente deve procurar o dentista assim que perceber qualquer um dos sinais, pois somente ele pode realizar o diagnóstico. O profissional vai ensinar como você pode fazer uma higiene bucal adequada, evitando esse tipo de transtorno. Confira os principais conselhos sobre limpeza dentária:
- Escovar os dentes três vezes por dia;
- Usar o fio dental uma vez ao dia;
- Trocar a escova de dente a cada quatro meses;
- Agendar consulta odontológica a cada seis meses.
Durante a consulta, o dentista especializado em gengiva irá remover todo o tártaro acumulado na linha gengival, por meio de uma raspagem. Para que o problema não volte a aparecer é imprescindível uma boa higiene bucal. Geralmente, a doença periodontal é indolor, motivo pelo qual as pessoas não procuram a ajuda de um profissional na fase inicial.
Cirurgia com o dentista especializado em gengiva
A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes na boca. O tipo de doença periodontal avançada pode afetar e infectar a raiz dos dentes. Quando isso ocorre, o dente solta-se e começa a incomodar o paciente, que precisará de cirurgia. A maioria dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa passa pelo procedimento conhecido como Retalho Gengival.
Existe ainda outros dois tipos de intervenção que o dentista especializado em gengiva, também conhecido como Periodontista, pode realizar. A primeiro é a Gengivectomia, realizado para remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes. Quando a recomendação é para gengivoplastia, este tipo de cirurgia é usado para remodelar o tecido gengival saudável ao redor dos dentes e melhorar sua aparência.
Após a cirurgia, é importante que o periodontista explique como limpar os dentes e gengivas usando uma escova e um creme dental antimicrobiano com flúor, enxaguante antibacteriano e fio dental. Quem deixa de tratar problemas nesta região com o dentista especializado em gengiva por motivos financeiros pode recorrer a contratação de um plano odontológico que contemple este tratamento.
Por estar entre os mais simples geralmente todas as empresas do ramo cobrem gengivite. É uma maneira da pessoa garantir acesso ao dentista mediante o pagamento de uma mensalidade, o que ficará bem em conta quando comparado com a rede particular.