Quando é necessário procurar um dentista infantil urgência? Veja aqui
A saúde bucal é algo muito importante e os dentes permanentes são algo que levamos pelo resto da vida. No entanto, essa cultura de cuidar bem dos dentes e se preocupar com a saúde bucal é algo que deve ser feita desde o nascimento. Infelizmente, por conta dos dentes de leite, aqueles dentes temporários que preparam a região da boca para a chegada dos dentes permanentes, muitos pais não tem o costume de fazer uma boa higienização neles e muito menos procuram saber informações com um dentista infantil urgência.
Assim como a pessoa adulta, os profissionais na área de odontologia recomendam que as consultas no dentista infantil urgência devem ocorrer de seis em seis meses a partir do nascimento dos primeiros dentes de leite do bebê, ou seja, a partir dos seis ou sete meses de vida da criança. É no dentista infantil urgência que os pais podem buscar informações sobre diversas coisas envolvendo a saúde bucal do seu filho, como, por exemplo, sobre qual é a alimentação mais apropriada para criança, como fortalecer a saúde dos dentes, quais são os instrumentos de limpeza indicados para a boca de criança e como evitar problemas de saúde bucal.
Casos de cárie são comuns durante a infância?
Mesmo que muitos pais achem bizarro, as cáries na infância é um fenômeno mais comum do que se imagina. As cáries surgem por diversas razões, mas, assim como a vida adulta, a mais comum é por conta da má higiene bucal. Ainda é importante ressaltar que existem alguns métodos feitos pelos pais que podem levar o surgimento dela.
Dois exemplos disso é quando os pais amamentam a criança, por exemplo, e não limpam a boca da criança com uma gaze após a alimentação. Outro exemplo comum é quando os pais adoçam a chupeta para que a criança pegue no sono mais rápido e depois não limpam o doce. Embora que esses hábitos pareçam inofensivos de início, em um futuro próximo eles podem prejudicar muito a saúde das crianças. É por essa razão que procurar um dentista infantil urgência é importante. Também é necessário buscar ajuda em casos de:
- Sangramento ou sensibilidade ao tocar os dentes;
- Dentes amolecidos antes do tempo correto;
- Dentes com aparência mais escura ou amarronzada;
- Dentes tortos ou afastados um do outro.
Como os pais podem cuidar bem da saúde bucal dos filhos?
Como dito acima, os cuidados com a saúde bucal do bebê devem acontecer desde o seu nascimento. A sorte é que os profissionais na área de odontologia que trabalham na dentista infantil urgência podem dar muitas dicas úteis sobre isso. Primeiramente, a limpeza na boca da criança deve ser feita com uma gaze umedecida. Com muita leveza nas mãos, ela deve limpar as regiões da bochecha, gengiva e língua pelo menos duas vezes ao dia. Ainda, após o nascimento dos dentes de leite, é recomendável que as escovações sejam feitas depois de todas as refeições e antes de dormir.