Dentista para tratamento de canal
O tratamento de canal, na realidade, é a limpeza e desinfecção do espaço interno do dente, que se estende por canais internos. É preciso remover a parte da polpa comprometida e depois preencher e selar o dente. Este trabalho realizado pelo dentista para tratamento de canal e conhecido tecnicamente como Endodontia.
Existem três condições que levam uma pessoa a necessitar de um tratamento de canal. A primeira é por contaminação do dente, causada por alguma cárie que não foi tratada. Se as bactérias penetrarem no dente até chegarem à polpa, toda aquela área fica inflamada e acaba infeccionando. Como é ali que se encontra o nervo, o inchaço da região causa dor, e a polpa pode necrosar e até liberar pus.
Depois o dentista para tratamento de canal pode ser acionado em razão de algum trauma ou fratura que o dente possa ter sofrido. Finalmente o terceiro motivo quando há necessidade protética, como um dente que precisa de coroa. O tratamento de canal auxilia na instalação de próteses dentárias.
Consulta com o dentista para tratamento de canal
O paciente deve procurar o dentista para tratamento de canal ao menos duas vezes por ano — ou uma vez a cada seis meses. O especialista saberá identificar sinais preocupantes antes mesmo de eles se tornarem mais sérios, e poderá evitar a necessidade de um tratamento de canal no futuro ou de outros procedimentos odontológicos.
- As dores no dente, claro, são o mais notório sinal de alerta para tratamento de canal;
- Dores no frio que demoram a passar também podem ser um indicativo;
- Dores provocadas enquanto se come alimentos quentes;
- A presença de inchaço no dente é outro fator que precisa ser analisado pelo Endodontista.
Para ter certeza de que a pessoa precisará realizar o procedimento com o dentista para tratamento de canal, este deverá pedir um exame de raio-x. Só assim o especialista poderá enxergar melhor o que se passa no dente. O tratamento em si começa com a anestesia local, sempre no dente infeccionado.
Intervenção do dentista para tratamento de canal
A instrumentação usada pelo dentista para tratamento de canal pode ser manual ou automatizada. O profissional vai realizar uma pulpectomia, ou seja, a remoção completa do tecido comprometido e uma limpeza geral da região para evitar que qualquer bactéria volte a causar problemas.
A etapa seguinte consiste na obturação, que é o preenchimento dos canais com o material de escolha do dentista. Atualmente quase a totalidade dos casos são realizados em uma única sessão, variando de 40 minutos até duas horas, a depender do caso.
A higiene oral é extremamente importante por diversos motivos. A infecção no dente, se deixada sem cuidados, pode se aprofundar e se espalhar pelo corpo, resultando até em morte. Para a pessoa que deixa de procurar o dentista para tratamento de canal por motivos financeiros uma saída está no plano odontológico. A mensalidade será sempre mais em conta que uma consulta e abre as portas para uma série de procedimentos dentários fundamentais para a saúde bucal da pessoa.